A importância do capital de risco no financiamento de empresas brasileiras de tecnologiaa

09 de abril de 2016, postado por Haim Mesel

As empresas nascentes de tecnologia são responsáveis pela introdução no mercado e aproveitamento comercial de produtos, serviços e processos que utilizam de forma intensiva o conhecimento científico e tecnológico gerados na academia. Os fatores mais importantes para a criação, expansão e consolidação dessas empresas são:

a) Existência de potenciais empreendedores;

b) Existência de instituições de ensino e pesquisa; e

c) Disponibilidade de recursos financeiros.

Por outro lado, a habilidade de incentivar e apoiar as inovações tecnológicas é uma das principais fontes de crescimento econômico de um país.Portanto, é importante que o Brasil se desenvolva nestes três eixos (empreendedorismo, ensino e pesquisa de qualidade e oferta de capital para inovação) para que possa colher, no futuro, resultados positivos na economia.

Este texto faz parte da série de artigos que estou escrevendo sobre venture capital e será focado na utilização deste tipo de investimento como ferramenta para financiamento do empreendedorismo inovador e das empresas brasileiras de tecnologia.


Dificuldade de obter crédito tradicional

Como boa parte dos empreendedores sabe, as empresas brasileiras de tecnologia têm bastante dificuldade em obter crédito via mecanismos de financiamento tradicionais. As instituições financeiras julgam que o crédito para estas empresas é muito arriscado, sobretudo para as que ainda estão nos estágios iniciais de desenvolvimento (startups). Em geral, estas empresas operam abaixo do ponto de equilíbrio, não possuem garantias reais para oferecer em contrapartida, não possuem histórico de tomada de crédito nem tamanho suficiente para se adequarem ao mercado financeiro tradicional.

A elevada percepção de risco por parte dos bancos deve-se ao fato de que as startups de tecnologia apresentam, tanto fatores de risco mercadológico, que são inerentes à grande parte das empresas nascentes, como fatores de risco associados ao sucesso de suas tecnologias e produtos. Esta conjunção de fatores torna estas empresas bastante arriscadas na visão do mercado financeiro tradicional. Assim, dificilmente estas empresas podem contar com empréstimos e financiamentos ofertados pelos bancos tradicionais para utilizarem no desenvolvimento de seus negócios.


O capital de risco como ferramenta de financiamento de empresas de tecnologia

Por outro lado, quando o grau de risco destas startups é diretamente proporcional ao potencial retorno sobre o investimento que elas projetam, estas empresas passam a ser candidatas ao capital de risco. Se por um lado, essas empresas não dispõem de acesso ao mercado de capitais nem a outras fontes tradicionais de recursos, por outro, elas oferecem perspectivas de retorno elevado, o que é atraente para estes investidores.

De fato, os capitalistas de risco buscam, justamente, empresas que associem algum grau de risco a uma elevada perspectiva de retorno. Sendo assim, por causa de suas peculiaridades, o venture capital é especialmente adequado às empresas emergentes de base tecnológica. A operação é tão comum em mercados onde esta indústria é mais desenvolvida que se denomina de "capital de risco clássico" a associação entre pequenas e médias empresas de tecnologia e o venture capital.

Devido à escassez de crédito tradicional para este tipo de empresa e da maior oferta de capital de risco no País, pode-se observar que, cada vez mais, alguns empreendedores buscam investimentos de venture capital para viabilizar os recursos financeiros necessários para a criação, expansão ou consolidação de suas empresas.

Com o acesso a este tipo de capital, além de receber os recursos financeiros necessários, estas empresas ainda passam a contar com um investidor que aporta também conhecimento nas áreas comercial, financeira e jurídica. Outro benefício é que ele auxilia na gestão, definição de estratégias e na montagem da equipe de administração, além de utilizar sua rede de relacionamento para agregar valor ao negócio.

Em outras palavras, ao receber investimentos de venture capital, a empresa não só obtém recursos para se desenvolver como ainda ganha um sócio, que traz experiência administrativa e compartilha conjuntamente o risco do negócio.

Este amplo aporte aumenta as chances de sucesso do negócio em termos monetários e influencia positivamente a empresa no sucesso e na possibilidade de ganhos de capital no longo prazo. Por isso, existem fortes evidências de que as empresas apoiadas por venture capital têm um desempenho superior, como será visto mais adiante.


O impacto do capital de risco no resultado das empresas investidas

Em pesquisa feita no mercado americano, observou-se que as empresas investidas por venture capital têm níveis de investimento em pesquisa e desenvolvimento acima da média e isso se reflete, entre outras coisas, na geração de patentes.

Essas empresas respondem por parte significativa das atividades de pesquisa e desenvolvimento dos Estados Unidos e produzem patentes em maior número e mais valiosas do que as empresas que não contam com investimentos de capital de risco. Não por acaso, o ritmo acelerado de lançamentos de produtos inovadores, guiado por empresas e empreendedores focados em inovação, contribuiu substancialmente para o aumento da competitividade e o crescimento da economia americana.

Na mesma linha, estudos realizados na Europa mostram que empresas que receberam investimentos de venture capital apresentaram resultados superiores aos das 500 maiores empresas europeias. A superação se dá por meio de maiores taxas de crescimento, potencial de criação de empregos, investimentos em pesquisa e desenvolvimento e maior volume de exportações.

Com estes argumentos, vemos que existem fortes evidências de que o capital de risco, além de ser uma fonte alternativa de recursos financeiros para empresas de tecnologia que não possuem acesso ao crédito tradicional, funciona também como um forte alavancador do crescimento destas empresas.


Próximos artigos

Este texto faz parte de uma série de artigos que estou escrevendo para passar um pouco da minha experiência como investidor para os empreendedores interessados pelo assunto. Caso queira saber mais sobre minha experiência ou sobre a série de artigos, basta acessar este link.

Os textos serão escritos sob a ótica de um investidor que atua no dia a dia da indústria, falando diretamente para os empreendedores. Então, será fundamental a colaboração de vocês com a sugestão de temas e opiniões sobre os artigos para que a experiência seja a mais rica possível.
Facebook Linkedin